sexta-feira, 28 de junho de 2024

- FORMIGA TEM CORAÇÃO E BEBE ÁGUA?

 




Num dia desses...

Uma criança olhando bem dentro de meus olhos

(Como pra eu não mentir)

Perguntou se formiga bebe água

Perguntou se formiga tem coração

Aí eu... fui sincero

Fui humilde

E respondi que não sabia

Porém iria

Descobrir

Pesquisar

Até encontrar.


Nunca sabemos de tudo na vida

O conhecimento é infinito

A epistemologia é um lindo show

E aprendemos todo dia

Algo novo.


Alguém poderá ser doutor

Poderá cursar dez faculdades

Todavia não sabe de outras áreas

Sabedorias áureas

- Entende?


Após a descoberta 

Fui à criança curiosa

E com segurança respondi:

- "Formiga bebe água

Formiga tem coração"


Quando não sabemos de alguma coisa

O bom disso é que...

Estamos com a oportunidade de estudar

Abrir as janelas para aprender mais

Enriquecermos o vocabulário

Buscarmos o calor humano

O instinto gregário.


Confesso que nunca parei pra olhar 

Que a formiga precisa de água pra sobreviver

Que em período de calor elas procuram as torneiras em busca do líquido

Que sugam gotas do orvalho 

E armazenam no abdômem.


Confesso que jamais parei pra imaginar

Que a formiga tem coração diferente do humano

Que o coração delas é um tubo chamado aorta dorsal

Que esse tubo bombeia hemolinfa em direção à cabeça

Que o tal tubo fica na parte superior do corpo do inseto

Que fantástico!


A natureza criada por Deus

É espetacular

Dar vontade de cantar

A Ele adorar

(...)

Nenhum comentário:

HOMEM GAVIÃO

  O homem-gavião é imortal e não é do mal. O homem-gavião compete com o avião ou seja, quem voa mais mais velocidade é demais. O homem-gaviã...