domingo, 7 de maio de 2017

PRATO VAZIO


Resultado de imagem para prato vazio




Relembro alguns dias da minha vida
quando de manhã vestia a roupa para ir à escola
ia de barriga seca
olhava a sacola
pulava a cerca
nada para comer.

No momento do recreio
chegava a única opção pra me salvar
que era a merenda escolar
tão concorrida
através da corrida
pra pegar a fila.

Eu lanchava com tamanho prazer
porém meus olhos lacrimejavam
ao pensar que meus familiares estavam em casa
engolindo saliva
as tripas roncando
nem uma colher do azeite de oliva
as lombrigas sonhando
o prato vazio
a lamparina sem pavio
e meus manos exigiam o alimento
mamãe dizia:
- A comida vem de navio...

Era período de seca nordestina
nem sopa clandestina
a gente tinha
pra aliviar
o ar.

Nem te conto das vezes que arrodeávamos a mesa de madeira cedro
bem cedo
e o prato teimava em ficar vazio
como se fizesse yoga, meditação, metanoia
nem pensava em paranoia
enquanto meu estômago se roía por dentro
desejando pelo menos coentro
ou fermento.

Sei que o prato de muitos brasileiros e africanos está vazio
sei que o prato do Congresso Nacional está esbarrotando
mas o inverno está se aproximando
a safra será próspera
a árvore dará fruto
nós festejaremos com ópera
e ainda que nasça o pseudo-fruto
a gente aproveita
a gente aceita.




Nenhum comentário:

SEGUNDO TURNO

  A fila para votar no primeiro turno estava gigantesca e a gente precisou ficar em pé com o intuito de eleger alguém que vai ganhar muita g...