sexta-feira, 5 de maio de 2017

LÍNGUA PORTUGUESA



Fico felicíssimo em poder andar de mãos dadas com a língua portuguesa
Esse legado deixado pelos colonizadores
Esse presente doado pelos navegadores
Depois do ano mil e quinhentos
Grandes foram os conhecimentos
Até mesmo para indígenas
Chamados de ingênuos
Por não conhecerem uma espingarda
Usada pelo guarda.

Eu falo português com orgulho
Por isso nas normas cultas mergulho
Procurando divulgar a língua materna
Tão meiga e terna.

Graças aos exploradores
Atualmente pronuncio as palavras em língua portuguesa
Porém sou louco pela linguagem inglesa
Que me auxilia em segundo plano
Quando digito viajando no aeroplano.

Compreendo que a língua portuguesa é bem complicadinha
Entendo que quase todo mundo dar uma escorregadinha
Sei que dar um trabalho medonho a Vossa Santidade quando vem ao Brasil
Sei que os leitores confundem as cores do pau-brasil
Às vezes nem sabem as cores da bandeira nacional
Duas frases em português consideram um jornal
Quanta confusão!

A língua portuguesa quebra o galho demais
Pois é recheada de palavras perplexas para serem usadas por mim
E amo escrevê-las como se comesse pudim
Ou mousse.

- Quer um conselho?
Lendo minhas poesias
Você atrairá alegrias
Você aperfeiçoará o seu português
Assim como preciso melhorar o meu inglês
Meu japonês
Meu francês
Meu chinês.

Nenhum comentário:

SEGUNDO TURNO

  A fila para votar no primeiro turno estava gigantesca e a gente precisou ficar em pé com o intuito de eleger alguém que vai ganhar muita g...